Evento dedicado aos programas de Investigação e Inovação da UE teve a Cáritas de Coimbra como oradora (caritascoimbra.pt, PT)

A Cáritas Diocesana de Coimbra participou enquanto oradora no evento “Destino: Horizonte Europa – Do Horizonte 2020 ao Horizonte Europa”, dedicado ao futuro do Programa-Quadro para o período de 2021-2027. A sessão foi promovida pela ANI – Agência Nacional de Inovação, tendo decorrido nas suas instalações em Lisboa no dia 27 de fevereiro.

O evento teve como principal objetivo transmitir às Organizações da Sociedade Civil de que forma podem participar no próximo Programa-Quadro. Os esclarecimentos chegaram através de Marisa Borges, da Agência Nacional para a Inovação e de Alexandre Marques, da Fundação para a Ciência e Tecnologia. Os participantes puderam também ouvir os testemunhos de Flávia Rodrigues da Cáritas Diocesana de Coimbra e de Maria João Vargas Moniz, do ISPA – Instituto Universitário, que trouxeram para esta iniciativa testemunhos dos envolvimentos das organizações onde colaboram, sobre a sua participação em projetos financiados pelo H2020.

Flávia Rodrigues, do Departamento de Inovação da Cáritas de Coimbra, contribuiu para o debate através da partilha de boas práticas e identificação de obstáculos e desafios na participação no Horizonte 2020. A organização que representa conta com alguma experiência nesta área, como confirmou a palestrante ao apresentar os cinco projetos que estão neste momento a desenvolver no âmbito do programa Horizonte 2020, nomeadamente SmartWork, Lifebots, PHArA-ON, VALUECARE e PlutformUptake.eu.

Leia o artigo completo aqui