Soluções digitais da Cáritas para envelhecimento saudável (Diário As Beiras, PT)

A Cáritas Diocesa na de Coimbra esteve em Pisa, Itália, entre os dias 20 e 24 de janeiro,  para participar no lançamento do Pharaon – projeto que visa criar comunidades mais ativas e inclusivas na Europa, favorecendo o envelhecimento saudável com apoio de soluções digitais.

A Cáritas de Coimbra esteve representada por Carina Dantas e Sofia Ortet, que irão co-liderar a disseminação do projeto com a AGE Platform e implementar o piloto português com as universidade de Coimbra (Mare) e da Beira Interior, a Misericórdia da Amadora e a Glintt, sob o tema das cidades inteligentes.

Além disso, Carina Dantas é a coordenadora do piloto português e presidente do Comité de Ética do projeto.
O Pharaon – Pilots for Healthy and Active Ageing (Pilotos para um Envelhecimento Ativo e Saudável) visa desenvolver plataformas para fornecer cuidados de saúde personalizados e otimizados, mantendo a dignidade dos mais velhos, aumentando a sua independência, segurança e capacidades. Propõe integrar serviços, dispositivos e ferramentas digitais em plataformas abertas que possam ser prontas a implementar.

A fase de pré-validação e dos pilotos de larga escala ocorre em Múrcia e Andaluzia (Espanha), Portugal, Países Baixos, Eslovénia e Itália. Cada piloto terá uma equipa de parceiros para garantir o seu desenvolvimento correto.

Diário As Beiras, 29.01.2020