Utilizadores da Cáritas de Coimbra testaram rede social para pessoas mais velhas (CentroTV, PT)

Nos dias 21 e 22 de dezembro, o Departamento de Inovação da Cáritas Diocesana de Coimbra, no âmbito do Projeto Pharaon, voltou a testar junto dos seus utilizadores a aplicação SENTAB App, uma rede social desenhada para pessoas mais velhas.

O sistema voltou a ser testado depois da implementação de algumas alterações solicitadas pelos utilizadores na primeira fase da pré-validação ocorrida em outubro. “O objetivo destes testes é fazer uma aplicação em conjunto, através do método da cocriação, em que as opiniões e necessidades das pessoas mais velhas são levadas em consideração e implementadas na tecnologia pelos parceiros tecnológicos do projeto”, refere a Cáritas de Coimbra em nota.

“Os utilizadores foram muito recetivos à Equipa de Inovação e demonstraram interesse em colaborar, comprovando o potencial inovador e de interatividade social que este tipo de projeto proporciona”, acrescenta. “Os resultados foram reportados ao consórcio, que implementará o feedback dos utilizadores na tecnologia. Esta fase serve de preparação para o piloto de teste que iniciará em maio de 2022”.

O projeto “Pharaon – Pilots for Healthy and Active Ageing” pretende desenvolver plataformas integradas que permitam um atendimento personalizado e otimizado de saúde e assistência social, mantendo a dignidade das pessoas mais velhas e aumentando a sua independência, segurança, capacidades e estimulando o seu interesse pelas áreas naturais urbanas próximas da sua área de residência. Além disso, pretende fomentar a sua participação ativa na preservação do meio ambiente. Para tal, propõe integrar serviços, dispositivos e ferramentas digitais em plataformas abertas que possam ser prontamente implementadas.

Leia o artigo completo no site do CentroTV